Para Comunidade

Partindo de pesquisas e de experiências comprovando que o espaço sacro mistagógico, edificado à imagem da ‘‘igreja’’ é insubstituível e fundamental para vivência da fé e ação evangelizadora. É como a sarça ardente. É verdade que Moisés teve que tirar as sandálias, pois o lugar era sacro, mas para depois calça-las e enfrentar toda a opressão do povo. Como a sarça era um símbolo, a igreja sacra e mistagógica também é. A certeza, tanto metológica quanto de fé, é que sem experiência simbólica sacra não conseguiremos anunciar o evangelho da liberdade, proclamando, como São Paulo que não há homem nem mulher, mas todos são um em Cristo Jesus (Gl 3,28).Cabe aqui também a afirmação do arquiteto Aldo Rossi, que o lugar é mais forte que as pessoas, ele tem um ‘‘espírito’’. Alertamos que para experienciar a beleza e significado da simbologia sacra é necessário compreender que ela é diferente das imagens devocionais.

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário Unleste, aceito esta proposta de trabalho para conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, deste modo enfrentamos o desafio de aplicar o conteúdo estudado à releitura de nossa experiência como presbítero da Igreja Católica, e produzir uma proposta metológica para auxiliar os arquitetos projetarem arquitetura sacra e outra para as comunidades.

Algumas alertas são necessárias: Constatamos em nossas pesquisas, da primeira parte deste trabalho, que existem extremos de devocionismo e materialismo. Convidamos as comunidades, a fazerem a experiência simbólica, como Moisés e tantos outros personagens bíblicos. A arquitetura e arte sacra mistagógica é quem oferece esses recursos.

METODOLOGIA

Esta metodologia tem uma organização bastante dinâmica, buscando atender e dialogar em meio a pluralidade de perfis culturais, eclesiológicos, econômicos, regionais, étnicos, etc. das comunidades católicas. O conteúdo está disponibilizado na plataforma digital através do site, e também pode ser impresso, está acessível a todos que desejarem. Ao navegar no site, procure explorar pelas opções de conteúdo que se identifique melhor com a realidade de sua comunidade. Buscamos oferecer vários materiais. E esse é um processo que está eM ANdamento, novas pesquisas serão incorporadas aos conteúdos. Caso tenha dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco.

 

LIVRINHOS EM LINGUAGEM ACESSÍVEL

Elaboramos cinco encontros de estudo: Por se tratar de uma construção ou reforma, de igreja sacra e mistagógica, não seria adequado apresentar um manual puramente científico e técnico. A sabedoria da Igreja inseriu nos textos das orações de dedicação e/ou bênçãos de cada espaço e elemento do edifício sagrado. Buscamos neles, o esclarecimento tanto do mistério celebrado, quanto a verdade de fé, que define e dignifica a simbologia e mistagogia de cada espaço e elementos que os compõe. E também pesquisamos especialistas que estudam estas orientações.

Esta opção metodológica acolhe a orientação presente nas introduções dos rituais, indicando a necessidade de instruir a comunidade a respeito do significado simbólico que a Igreja dá à construção e também, a beleza e sentido da liturgia de bênção ou dedicação, possibilitando, assim uma participação ativa na celebração.

 

AÇÕES COMPLEMENTARES

Esse estudo depende de algumas condições para dar frutos. A principal exigência é que a comunidade organize as equipes indicadas, na introdução do primeiro encontro, busque assessorias, faça visitas a lugares sacros mistagógicos, contrate um arquiteto , pesquise a cultura, história e religiosidade popular do lugar, etc. O espaço sacro mistagógico não é tudo. Ele é um lugar que envia, recria, refaz a aliança e impulsiona a comunidade para regenerar a vida em seu meio e ao seu redor. Quem coordena a dimensão financeira da construção, precisa fazer todos os estudos, ir a todas as visitas, participar da equipe de liturgia, etc. Para não correr o risco que ele promova a construção de prédio e não de igreja. A construção da igreja a imagem da igreja, indica que a beleza dela, está em ter identidade com a comunidade e possuir a plenitude dos símbolos mistagógicos sacros. Uma igreja sem os símbolos sacros, como orienta o Concílio Vaticano II, a teologia perde completamente o seu sentido de existir.

Desejamos a todos um bom trabalho e suplicamos a luz do Espírito Santo, que anima a Igreja, para que todos se encham de zelo, pela casa da igreja ou casa onde a comunidade igreja se reúne, que é a casa do encontro com Deus trindade, é a casa de Deus.

1° ENCONTRO DE ESTUDO

Objetivo deste encontro:
Conversar sobre a arte sacra e a capacidade simbólica como o mais poderoso meio de evangelização e missão e definir os passos iniciais para a o estudo e planejamento em vista do projeto e da construção.

Conteúdo deste encontro:
Símbolo, mistagogia, reflexão sobre o desafio de definir a identidade da igreja e a colocação da Pedra fundamental.

2° ENCONTRO DE ESTUDO

Objetivo deste encontro:
Oferecer um conhecimento introdutório, uma síntese sobre a fonte batismal, porta da Igreja átrio e o sino.

Conteúdo deste encontro:
A beleza e a arte da igreja não podem ser ignoradas. Não precisa ser caro para ter beleza. O espaço não precisa ser caro, nem ser de mármore ou granito, para expressar que somos pedras vivas e templos do Espírito Santo.

3° ENCONTRO DE ESTUDO

Objetivo deste encontro:
Entender o lugar para a Palavra de Deus, cadeira da presidência e as orientações sobre a capela do Santíssimo.

Conteúdo deste encontro:
A necessidade de compreender os lugares que também correspondem aos ritos e partes das celebrações.

4° ENCONTRO DE ESTUDO

Objetivo deste encontro:
Refletir sobre o lugar da assembleia. Esse espaço é definido mais pela eclesiologia, ou modelo de igreja, que pela liturgia.

Conteúdo deste encontro:
A ação ministerial do povo sacerdotal e a mistagogia da cruz e da cultura popular sobre esse grande sinal de salvação.

5° ENCONTRO DE ESTUDO

Objetivo deste encontro:
Entender a centralidade simbólica do altar.

Conteúdo deste encontro:
Compreender o desafio de ver uma Igreja ministerial, como ramos da videira sustentada pelo tronco que é Jesus.